top of page

sobre

Prata Design é um estúdio multidisciplinar que comemora 25 anos em 2023.


Une estratégia e projeto, comunicação, pesquisa, cultura visual,  tecnologia e dados para atuar no campo ampliado do design gráfico, para qualquer interface.
 

Didiana Prata está à frente do estúdio que funciona como um hub criativo, agregando um time de profissionais experientes e atentos aos acontecimentos de um mundo cada vez digitalizado, complexo e diverso. 

 

Definir de que forma as imagens compõem uma narrativa para transmitir uma mensagem é o nosso forte. Para nós, a imagem no design é o elemento fundamental para a criação de identidades visuais contemporâneas para múltiplos suportes, impressos e digitais.

​

Aplicamos uma metodologia própria para investigar e conceituar os elementos e a linguagem visual de instituições, marcas, pessoas, exposições. Por meio de práticas colaborativas, oferecemos consultoria, acompanhamento de processos criativos, workshops e criação de peças gráficas impressas e digitais. Mantemos diálogo permanente entre pesquisa acadêmica e a nossa atuação profissional para o mercado.

​

Ao longo desses 25 anos, temos desenvolvido projetos na área de cultura (artes visuais, moda, música, cinema), educação, meio ambiente, arquitetura e design, alimentação, terceiro setor e para empresas alinhadas com os conceitos de ESG. 

 

A Prata Design cria a partir de um imaginário de um futuro melhor.
 

Bem-vinda, bem-vindo, bem-vindes!

bios

Didiana Prata

É arquiteta, designer gráfico, curadora de narrativas visuais, pesquisadora e professora universitária. Sócia fundadora da Prata Design desde 1998, se dedica à consultoria de design e à direção criativa de trabalhos realizados pelo estúdio, atuando em uma rede de parceiros multidisciplinares afinados à proposta da Prata.

Graduada, mestre e PhD em Design pela FAU-USP, pesquisa  o papel do design e o novo status da imagem nas narrativas visuais da contemporaneidade. Iniciou sua formação profissional nos escritórios paulistas Oz Design e Cauduro Martino. Foi editora de arte e de projetos especiais do Jornal Folha de S.Paulo (1992-1997) e diretora de arte da revista Elle Brasil, publicada pela Editora Abril (1998). 

Atualmente é professora de Design Curso Universitário da FAAP e da Escola da Cidade, onde ministra a disciplina eletiva  “Novas estratégias para construção de narrativas”. É membro do grupo de pesquisa Estéticas da Memória no Século XXI (CNP-q FAU-USP) e pesquisadora residente do GAIA – Grupo de Artes e Inteligência Artificial da USP - INOVA USP. 

Prata tem vários trabalhos e artigos publicados e premiados no Brasil e no exterior. 

​

Clara Willer

Designer gráfica graduada pela FAAP, com seis anos de experiência. Como estagiária, teve a oportunidade de integrar a equipe da Pentagram, em Londres, e da Dorotéia Design, em São Paulo, onde aprofundou seus conhecimentos em branding e design editorial. Atuou também para o terceiro setor, na Cidade Âncora e para o mercado de alto luxo, na criação de estratégias de mídias digitais para o Grupo JHSF.

Na Prata Design desde 2021, Clara coordena e participa da criação dos trabalhos de design de comunicação, livros, sites e motion design.

​

Maria Meira
Estagiária, atualmente estudando Arquitetura e Urbanismo, está no nono semestre na Associação Escola da Cidade. Maria tem experiência prática na área de design gráfico e comunicação.

​

​

colaboradores

Abrolhos Filmes

Ana Celia Aschenbach

Ike Eskenazi
Eduardo Musa

Guilherme Werneck 

Gustavo Poletti 

Karla Mendes (Quantas)

Lilia Góes

Priscilla Miquilussi
Quintal 22

Renan Sevilla



 

prêmios e destaques

2022 - Artista bolsista selecionada para residência artística no Banff Centre of Art and Creativity 

 

2021 - Design for a Better World Award  -categoria Design de Comunicação, promovido pelo Centro Brasil Design (CBD) – “Pantone Político”

​

2020 - Prêmio Revista Select de Arte – categoria melhor projeto de arte digital: “Calendário Dissidente”

​

2020 - BID - 7º Bienal Iberoamericana de diseño – Designer selecionado na Categoria Digital com “Calendário Dissidente: cultura visual e memória política brasileira”

​

2020 - BID - 7º Bienal Iberoamericana de diseño – Categoria Design Integrado “Pavilhão FICA na Bienal de Chicago”

​

2017  - Bienal de Design Gráfico, Brasil – Trabalho selecionado na categoria exposições: “Memória da Amnésia”


2014 - 4º Bienal Iberoamericana de diseño – Designer selecionado na Categoria Digital com o site “Parque Minhocão”


2004 - Designer selecionado para integrar a representação brasileira na exposição “O Brasil Faz Design”, em Milão, com a publicação  “Cidade de Deus", do cineasta Fernando Meirelles


1994 - Grande Prêmio Folha de Jornalismo – categoria especial:  “Fascículos Folha – SEBRAE – Qualidade Total”, com o jornalista Ricardo Gandour


1993 - SND Award- Society of Newspaper design – categoria edição: Caderno especial "TERRA", sobre as fotografias de Sebastião Salgado, no Jornal Folha de S.Paulo


1993 - Prêmio Folha de Jornalismo – Categoria edição: 100 anos da POLI – Faculdade de Politécnica da USP, com o jornalista Ricardo Gandour

bottom of page