Expo da Paulista
Curadoria 11º Expo da Paulista - Maior exposição à céu aberto da América Latina.
“Cidade, Meio Ambiente e Direitos Humanos”.
A 11º Expo na Paulista convida o público a refletir sobre caminhos possíveis para a construção de um futuro ambientalmente equilibrado, contemplando todos os seres vivos habitantes, nos diferentes territórios — urbanos, rurais, florestais e costeiros. No ano em que a COP-30 acontece no Brasil, a mostra procura apresentar ações inspiradoras e de impacto cultural, social e ambiental ao planeta.
A cidade é um organismo vivo, feito por pessoas e todos os seres vivos que a habitam. É uma rede sistêmica e depende das atividades humanas, do respeito pela diversidade e do equilíbrio entre as relações entre seus habitantes e os diferentes territórios urbanos, rurais, as florestas, as zonas costeiras e ribeirinhas, o planeta. Partindo desse pressuposto, a curadoria focou em ações propositivas,inspiradoras e transformadoras.
E inverteu a lógica do impacto das imagens factuais de terríveis desastres ecológicos e humanitários, as quais somos bombardeados diariamente.
Por meio de uma narrativa contínua, mas que permite a leitura isolada de cada trabalho, a mostra apresenta 28 cartazes gigantes de dois grandes artistas, o indígena Xadalu e a muralista Pri Barbosa. A trajetória de ambos os artistas têm um forte viés ativista e muita intimidade com a arte urbana, local onde exercem suas manifestações poéticas.
Os trabalhos de Xadalu partem de sua vivência cotidiana em equilíbrio com a natureza na comunidade Guarani Mbyá, no Rio Grande do Sul. A sequência de catorze obras compõem uma narrativa onírica e vibrante sobre a transformação do tempo cosmológico Retã Pampa Tetã (Tempo, espaço e memória), no qual animais, pessoas, deuses e natureza convivem em harmonia, para a Yvy Vai (Terra perecível) representada pela violência da colonização e destruição da natureza pelo homem branco e pelas cidades.
As ações para a garantia dos direitos humanos, são representadas pelas catorze pinturas digitais de Pri Barbosa. A artista parte de fotografias de cenas documentadas durante seu processo criativo onde personagens reais representam caminhos possíveis para a promoção da segurança, bem-estar, sustento
e garantia de qualidade de vida a qualquer cidadão, de qualquer etnia, gênero e faixa etária.
Os cartazes são um convite à reflexão sobre alguns caminhos possíveis para uma vida mais digna, justa
e sustentável.
1 a 30 de maio de 2025 - na ciclovia da Av. Paulista (entre Rua Augusta e Al. Campinas)
Realização: UGT – União Geral dos Trabalhadores
Coordenação Geral: André Guimarães – Maná Produções
Artistas: Pri Barbosa e Xadalu Tupã Jekupé
Curadora: Didiana Prata
Curador Geral: Fernando Costa Netto
Coordenação de Produção: Tiago Sena – Maná Produções
Identidade Visual: Maria Meira – Prata Design
Montagem e Infraestrutura: All Light
Exposição virtual: NOV Filmes
Assessoria de imprensa: Vicente Negrão Assessoria