Extremos
Ivan Padovani
8º Mostra SP de Fotografia (2017)
O vínculo entre o espaço físico e o sujeito demanda um estar, um ver lento, um tempo de apreensão estética nem sempre possível ou perceptível no ir e vir de São Paulo. Ivan Padovani desenvolve seu trabalho a partir das coisas urbanas, da observação acurada dos usos dos espaços e dos códigos urbanos.
“Extremos” é resultado de uma investigação sobre as fronteiras entre o espaço público e o privado. Este site specific, realizado pela primeira vez na SAO Ateliê, cria propositalmente uma barreira para o espectador, interrompendo seu fluxo, obrigando-o a olhar para o chão, invertendo a lógica do seu ponto de vista. O artista cria uma cidade horizontal, para ser explorada simultaneamente por meio do olhar e do caminhar. Essa experiência sinestésica opera na chave da arte conceitual e vai além, pois Padovani ressignifica uma situação de fronteira cotidiana: as pedras colocadas nas calçadas sob as marquises de diversos edifícios da cidade para evitar o abrigo de moradores de rua.
O diálogo entre “Extremos”, essa cidade monolítica – object truvé – e “Alinhamentos”, uma fotografia documental composta por paralelepípedos “domesticados” é sutil, sofisticado e poético. As linguagens exploradas pelo artista, também representam os territórios sem fronteiras definidas da fotografia expandida.
Veja documentação completa de Extremos em ivanpadovani.com/extremos