ver dentro - Marcos Freire
8º Mostra SP de Fotografia (2017)
“Ver dentro” revela modos de morar do paulistano por meio das imagens de Marcos Freire. Esse inventário documental – produzido a partir de inúmeras visitas a bairros da periferia de São Paulo ao longo de três anos – se apresenta como um projeto etnográfico contemporâneo.
A individuação das moradias é caracterizada pelos detalhes: a diversidade dos acabamentos, o mobiliário e os objetos de uso cotidiano. Essa justaposição de elementos estéticos e formais é capturada de forma singular por este fotógrafo (e arquiteto), num ato de enquadramento perfeito. São imagens puras, isentas de qualquer interferência, além do olhar acurado e da composição rigorosa de Freire, quem dignifica o lugar de acolhimento e intimidade do outro.
Essas imagens fragmentadas – de tempos e espaços esparsos – quando juntas, constituem novas narrativas temáticas, possibilitando a subjetivação de diferentes camadas poéticas.
“Ver dentro” é a “partilha do sensível”, de Rancière. Por meio da estética, revela o que está além das fronteiras invisíveis que colocam a periferia à margem das áreas centrais da cidade.